Nascido na cidade do Rio de Janeiro, onde cursei o bacharelado em Matemática pelo Instituto de Matemática da UFRJ, entre 1971 e 1973. Entre março de 1975 e novembro de 1977 realizei o curso de Mestrado pelo Programa de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, como bolsista da CAPES.
Em março de 1978, ingressei no quadro docente da UFSC, no antigo Departamento de Ciências Estatísticas e Computação. Após 11 anos de docência no curso de graduação em Ciência da Computação, ingressei no programa PICD-UFSC da CAPES, quando realizei o Doutorado no Programa de Engenharia Elétrica da COPPE/UFRJ, concluído em março de 1996.
Lotado no atual Departamento de Informática e Estatística da UFSC desde 1978, atuei de 1978.1-2008.1 no Curso de Graduação em Ciência da Computação, e posteriormente, de 2008.2-2019.1 no Curso de Graduação em Sistemas da Informação. De 1983 a 1988, participei da criação do LISHA (Laboratório de Integração de Software e Hardware), no antigo Departamento de Ciências Estatísticas e Computação, o primeiro laboratório criado no departamento, voltado a ensino e pesquisa, tendo a criação apoiada por financiamento da fundação FIPEC do Banco do Brasil. Como área de ensino atuei em disciplinas de programação, redes de computadores e protocolos de comunicação (por onde o LISHA começou), linguagens formais, aplicações distribuídas, segurança da informação em de redes, e programação paralela e distribuída.
De março de 1996 à fevereiro de 2014, atuei como professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSC (PPGCC- UFSC), quando atuei em disciplinas como Introdução aos Sistemas Distribuídos e Mobilidade em Computação. Durante o período de atuação no PPGCC, 2000-2003, participei da criação, coordenação e realização de um projeto de mestrado acadêmico no Estado do Mato Grosso (MT), Cuiabá, para desenvolver, na época, o Estado na formação de recursos humanos no nível de mestrado, beneficiando áreas do serviço público e docentes de instituições de ensino.
Entre 2003-2008, mantive um Convênio de Cooperação Internacional entre UFSC e a University of Ottawa, CA, período 2005-2010, no qual organizava, anualmente, o evento acadêmico I2TS (International Information and Telecommunication Techonologies, Qualis 4 na CAPES) em algumas cidades brasileiras, com a participação de várias instituições federais e estaduais, de ensino e pesquisa, como UFSC, UFPR, USP, UNICAMP, UFRJ, UFBA, UFPB (Campina Grande), UFMA, UFPA, UFAM, UNB, UNIRIO, UFF e IME (Instituto Militar de Engenharia), em alguns estados por onde o evento foi realizado. Durante 11 anos, o evento existiu sempre no sentido de democratizar o acesso às publicações nos anais do evento, apoiado na época pelo IEEE, como contribuição da University of Ottawa ao evento, e apoio do sistema JEMS (Journal and Event Management System) para a organização, submissão e seleção (revisão) de artigos para o I2TS.
Dado ao acordo internacional com a Universiy of Ottawa no Canadá, mantive entre 1999-2019, com recursos dos eventos realizados, o laboratório DMC-NS (Distributed Mobile Computing and Network Security), no qual fui coordenador do Grupo de Pesquisa em Segurança da Informação, Redes e Sistemas (CNPq- UFSC). Como área de interesse em pesquisa atuei, preponderantemente, em segurança de redes, com alunos do PPGCC-UFSC, em parceria com o Laboratório LapSeg da UNIOESTE-Foz do Iguaçu, PR.
Para mostrar com a Matemática, a Lógica e a Filosofia influíram na criação e surgimento da Ciência da Computação, no período 2013-2019, iniciei a produção de dois volumes para uma série Pensamento Matemático @ Ciência da Computação, criada no Repositório Institucional da UFSC em 2015, tendo como Volume I: Dos Primórdios da Matemática aos Sistemas Formais da Computação, e Volume II: Da Computabilidade Formal às Máquinas Programáveis. Em 2019, foi lançado o Volume III da série sobre Computação Quântica: Aspectos Físicos e Matemáticos e Computacionais.
Como projeto de extensão importante com a chancela da UFSC, criei em 2011 o projeto Computação no Ensino Fundamental, com apoio da DEB/CAPES, que foi aplicado em escolas públicas municipais (SME-Florianópolis) entre 2011-2015 (EBIAS, EBM Virgílio Várzea, ambas no Norte da Ilha de Santa Catarina), e no Colégio de Aplicação da UFSC, no período 2013-2016.
Em maio de 2016, passei a ocupar o cargo de Prof. Titular na UFSC. E após, como docente da UFSC, obtive a aposentadoria em 01 de Julho de 2019, aos 70 anos de idade.